Qual castigo escolher?

Leitura: 1Samuel 24.1-15



A bíblia registra um episódio interessante que revela um momento de fraqueza do grande rei de Israel.

Acumulando muitas vitórias e triunfos, sobre os exércitos inimigos, Davi deixa de atribuir a Deus as vitórias sobrenaturais que estava conquistando, e permitiu que Satanás lhe falasse ao coração. (1Cr 21.1)

O censo que o rei Davi obriga seu comandante realizar não somente deixa Joabe frustrado como também deixou Deus muito irritado. (1Cr 21.6-7)

Esse episódio é registrado em 2Samuel 24 e 1Crônicas 21, e a leitura paralela nos revela muitas coisas interessantes

O ato de Davi querer saber quantos homens de guerra tinha em seu favor, evidenciou a dúvida que teve de ser Deus o responsável pelas vitórias em Israel. Deus os faria vencer independente de quantos soldados tivessem.

Uma curiosidade é a diferença de resultados entre os registros:

1Crônicas 21.5 “Deu Joabe a Davi o recenseamento do povo; havia em Israel um milhão e cem mil homens que puxavam da espada; e em Judá eram quatrocentos e setenta mil homens que puxavam da espada.”

2Samuel 24.9 “Deu Joabe ao rei o recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que puxavam da espada; e em Judá eram quinhentos mil.”

Por que essa diferença tão grande entre dois relatos do mesmo caso?
Sabemos que o autor dos dois livros é o Espírito Santo, e ele não comete erros, também sabemos que o ato de Davi de levantar o senso foi errado.

Deus queria tanto que Davi confiasse somente nele que mesmo Davi ordenando o censo, Deus não permitiu que ele soubesse o número exato de soldados que tinha em seu favor numa eventual batalha.

Perceba ao longo do texto em Crônicas que Joabe não contou a todos os homens, deixou alguns grupos sem contar, pois sabia que aquilo era errado perante Deus Ainda assim, ouve confusão na contagem o que explica os números relatados em ambos os livros.

Deus ordenou que fossem escritos os números que eram conhecidos após a contagem, ou seja, existia mais de uma informação a respeito da contagem, mostrando a confusão gerada no censo.

As consequências desse ato impensável do rei Davi lhe custaram à vida de milhares de homens. (1Cr 21.14).

E Deus para deixar clara a responsabilidade de Davi pelas consequências, deixou ele escolher o castigo:

1Cr 21.10-11 “Vai e dize a Davi: Assim diz o SENHOR: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça. Veio, pois, Gade a Davi e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Escolhe o que queres”

O Profeta Gade, foi o porta-voz de Deus, nesse pronunciamento de castigo, Deus entrega a Davi três alternativas de castigo:

1º Três anos de fome
2º Três meses nas mãos de seus inimigos
3º Três dias da espada do Senhor

Davi vai optar pela terceira alternativa, então Deus, convoca o “Anjo do Senhor” para executar a sentença da punição, e essa justiça foi aplicada na vida dos soldados de Davi, e setenta mil homens morrem no primeiro dia de julgamento. (1Cr 21.14).

Davi precisava agir, caso contrário, os três dias seria mui penoso, Davi assumi a responsabilidade do erro e traz para si as consequência.

Sabendo que Deus é justo e Misericordioso, o Rei Davi, oferece um Sacrifício ao Senhor. (1Cr 21.26)

O Senhor aceita sua oferta e cessa aquela mortandade.

1Cr 21.27 “O SENHOR deu ordem ao Anjo, e ele meteu a sua espada na bainha.”

Esse episódio nos ajuda a lidar com várias situações do dia a dia
  • Não devemos confiar em números e sim em Deus.
  • Não devemos permitir que Satanás diga o que Deus já falou para fazermos.

Afinal de contas a Palavra de Deus na boca do Diabo não é Palavra de Deus é palavra do diabo.


Pr. Mário Botão


Deixe um comentário