Ser religioso não significa muita coisa

402014846_univ_cnt_2_xl Saudação caro leitor, eu tenho uma pergunta à você: Será que todas as pessoas que fazem parte de uma determinada religião são salvos? Permita-me mudar a pergunta: O fato de alguém ser religioso lhe garante a Vida eterna no Paraíso?

Essa pergunta é pertinente, pelo simples fato, de que temos uma variedade significativa de religiões no mundo, principalmente entre os cristãos. Se você parar para pensar, você logo perceberá que são tantas as igrejas e são tantas as denominações.

Mas qual dessas religiões, ou essa denominações, mesmo dentro do cristianismo é a verdadeira? Será que é certo a expressão que diz: TODAS AS RELIGIÕES SÃO BOAS!

Pare pra pensar… São tantas religiões, e são muitas as pessoas que estão inseridas dentro de uma religião, aprendendo seus dogmas e suas práticas. E essas pessoas dentro de suas religiões são devotas, sinceras e dedicadas.

Entretanto, eu tenho uma tese: O fato de alguém pertencer a uma religião, não a torna uma pessoa salva, apenas uma pessoa religiosa.

Pare pra pensar… São tantos os casos de pessoas que chegaram ao conhecimento da Vida Eterna anos mais tarde.

A própria Bíblia Sagrada nos mostra isso, um dos exemplos bíblicos é um homem chamado Cornélio, veja o texto:

Atos 10.1-2 “Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus”.

De acordo com a Bíblia Sagrada, Cornélio era um militar que morava em Cesaréia marítima, uma cidade litorânea próxima do Mediterrâneo, onde se localizava a moradia de muitos dos procuradores romanos e foi residência de muitas autoridades importantes.

A Bíblia também ensina que Cornélio era um oficial do exército, ele desempenhava um papel importante na sociedade romana, principalmente na liderança do exército de Nero.

Cornélio segundo as Escrituras era detentor de algumas qualidades admiráveis. e que são expressões de um verdadeiro e bom religioso, veja o texto novamente:

Atos 10.2 “Piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus”.

De acordo com esse texto, Cornélio possui várias qualidades religiosas: (1) Piedoso, (2) temente a Deus, (3) Família religiosa, (4) generoso com as pessoas e (5) um homem de oração.

Entretanto Cornélio mesmo pertencendo a uma religião, e possuindo várias qualidades morais, ele ainda precisava de uma coisa: A salvação! ou seja, a certeza de que recebeu a Vida Eterna.

ATENÇÃO: Temos que entender que uma vida religiosa não garante a salvação de ninguém, mesmo que essa vida religiosa tenha um alto grau de comprometimento com a denominação.

Existem pessoas que são exemplos de moralidade, honestidade, e até de religiosidade, mas são pessoas que ainda carecem de salvação.

ATENÇÃO: A salvação não é algo conquistado pelos méritos humanos dentro da religião, TAMBÉM não é algo que se recebe pela prática de alguns ritos RELIGIOSOS. Não é algo que se recebe pela observância de alguns dogmas. Não é algo que se recebe pelo esforço de cumprir determinadas regras, ou seja, as BOAS OBRAS.

Cornélio é UM arquétipo desse estado religioso plantado no coração humano que pensa que por causa da sua religiosidade denominacional são pessoas dignas do Reino de Deus.

Mas, a Bíblia Sagrada não ensina isso! Se você ler atentamente a história de Cornélio você certamente descobrirá isso

Atos 10.3-48

1º Vemos o Senhor Deus agindo a favor de Cornélio, Deus buscando esse homem, e Deus se revela por meio de um anjo a ele numa visão (v.3)

2º Deus diz que está atento a suas petições (v.4)

3º Deus direciona Cornélio para procurar o apóstolo Pedro (v.5)

4º Cornélio é orientado a organizar uma escolta para ir ao encontro de Pedro (v.6-7)

Cornélio executa aquilo que Deus havia orientado, e os mensageiros são enviados (v.8-9)

6º Também vemo o Senhor Deus comissionado Pedro para evangelizar o Cornélio (v.10-28) 

7º Cornélio explica a Pedro a sua necessidade de ouvir uma mensagem (v.29-33)

8º Pedro começa explicar o Plano de Salvação a Cornélio (v.34-43)

9º Cornélio recebe a salvação, não pelas obras, mas por causa do sacrifício de Jesus na cruz do calvário (v.45)

10º Cornélio recebe o Espírito Santo, como evidencia de que foi salvo (v.46)

11º Cornélio foi batizado nas águas e inserido na Igreja, deixando de ser apenas um religioso, para se tornar uma pessoa salva (v.47-48)

Essa história mostra exatamente o que pode acontecer com cada um de nós que temos um histórico de vida religiosa.

Assim como aconteceu com Cornélio pode acontecer com qualquer pessoa.

Podemos resumir a história de Cornélio da seguinte forma:

1) Ele era uma pessoa exemplar dentro da sua religião.

2) Ele era uma pessoa moralmente correta dentro do padrão da religião.

3) Ele era uma pessoa envolvida

4) Foi Deus quem deu a iniciativa para buscar Cornélio

5) Foi Deus quem levantou Pedro para anunciar o Plano de Salvação

6) Foi Deus quem convenceu Cornélio para receber a Jesus como Salvador

7) Foi Deus quem selou Cornélio com o Espírito Santo, garantindo-lhe a vida eterna.

Talvez sua vida assemelhasse a de Cornélio, não permita que seu histórico religioso ou denominacional, te impeça de reconhecer o momento da tua salvação.

A tua salvação acontecerá quando você entendeu que a Vida Eterna não é pelos nossos méritos, e sim pelos méritos de Cristo.

Pr. Mário Botão